Atualizada às 18h44 (08/10/2020).

Nos últimos dias as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar têm castigado os goianos e levaram os centros meteorológicos a emitirem notas de alerta. No entanto, situação deve melhorar nos próximos dias, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Leia também: Chuva pode chegar a Goiás ainda nesta quinta-feira (8), informa Inmet. Entre as cidades atingidas estão Rio Verde, Mineiros e Goiatuba.

Gerente do Cimehgo, André Amorim explica que uma frente fria oriunda da Região Sul junto com a umidade da Região Norte começaram a se deslocar pela Região Sudeste e devem chegar até Goiás por volta dos dias 11 e 12 deste  mês. “No domingo (11) podem ocorrer poucos chuvisqueiros, as temperaturas devem começar a cair e a umidade relativa do ar melhorar. É importante destacar que as temperaturas não vão cair bruscamente, ou seja, onde está em torno de 40º pode oscilar entre 32º e 34º”.

André esclarece ainda que para segunda-feira (12), feriado nacional, a incidência de chuvas é maior. Ele destaca ainda que chuvisqueiros e chuvas leves após dias de calor como os que estão ocorrendo ultimamente podem vir acompanhadas de rajadas de vento com intensidade de moderada a forte e também pode ocorrer queda de granizo.

Nesta quinta, a previsão é de predomínio de sol em todas as regiões do Estado, as temperaturas seguem elevadas e a umidade relativa do ar em declínio podendo no período da tarde chegar a 9% nas Regiões Central, Norte, Oeste e Sudoeste.