Alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) criaram uma vaquinha para arrecadar fundos com a intenção de antecipar a abertura do novo Hospital das Clínicas (HC) durante o combate ao novo coronavírus (Covid-19). A ideia saiu do Centro Acadêmico XXI de Abril da Faculdade de Medicina (Caxxia) e tem como meta arrecadar R$ 5 milhões, valor necessário para possibilitar a criação de cerca de 600 leitos, sendo 78 de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). 

Ítalo Santiago, membro do Caxxia, disse à reportagem que o apoio financeiro ajudará no tratamento durante a pandemia e servirá também para a ampliação de leitos em Goiás a longo prazo. Ele ressalta a importância da campanha: “o HC é o 3º hospital referência no tratamento de Covid-19 em âmbito estadual e apesar de possuirmos uma estrutura quase pronta do novo HC, ele ainda não pode ser usado por conta da falta de materiais e insumos, principalmente para a abertura das UTIs”. 

Até a publicação desta reportagem, a campanha arrecadou R$ 27.325,00. Professores, alunos e a comunidade compartilham a ação que já ganhou notoriedade até de famosos, como a cantora Marília Mendonça, que postou em seu Instagram. O Reitor da UFG, Edward Madureira, também se posicionou pelas redes sociais: “É bem-vinda a iniciativa dos estudantes e estamos cuidando de todos detalhes jurídicos para que essa vaquinha digital aconteça da melhor forma possível”. 

O reitor aponta ainda: “Os estudantes têm uma meta ambiciosa de arrecadar 5 milhões de reais, que junto com aqueles 15 milhões de reais da bancada, e mais 1 milhão de reais que chegou da Justiça Federal, cumprem uma parte do que a gente precisa de equipamentos para o HC”. 

As doações são feitas exclusivamente pelo site da campanha e, além de doação em dinheiro, o projeto também recebe donativos da área médica (luvas, máscaras e antissépticos) que serão usados no tratamento dos pacientes goianos com o novo coronavírus. Para isso, basta entrar em contato pelo e-mail ufgcaxxia@gmail.com.