Na manhã de hoje, cerca de 300 crianças com idades entre 4 e 5 anos, matriculadas na Rede Municipal de Educação (RME), participaram da primeira modalidade dos XX Jogos Educacionais - as Trilhas. Até amanhã, 20, o trajeto será percorrido por 2,4 mil educandos nos turnos matutino e vespertino, na Vila Ambiental, localizada no Parque Areião.

A atividade, desenvolvida por profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com as agências municipais de Meio Ambiente (Amma) e da Guarda Municipal de Goiânia, tem como objetivo promover o respeito à natureza, incentivar hábitos de vida saudáveis e propiciar a formação e o desenvolvimento humano de forma integral.

Segundo Marcos Pedro da Silva, diretor da Divisão de Estudos e Projetos da SME, as Trilhas Educacionais tem uma importante ligação com a educação ambiental. “A caminhada orientada se configura em atividade continuada, fora dos muros da escola e pode ser fundamental para o desenvolvimento de atividades posteriores de preservação do meio ambiente, aliando esporte e lazer”, afirmou.

Para Idelmira Fátima dos Santos Bento, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jardim Primavera, o trabalho é excelente. “É o terceiro ano que somos contemplados com as Trilhas, não queremos perder a oportunidade de participar. As crianças se divertiram e já estão ansiosas para a próxima modalidade, o atletismo”, afirma.

Percurso

Ao chegar a Vila Ambiental, as crianças são recepcionadas no anfiteatro, onde recebem algumas orientações. No percurso procuram os personagens “Kiko”, o macaco prego, e o “Curupira”, protetor das matas. Para cumprir esta missão, passam por obstáculos como a estação de coleta seletiva, o cabo de guerra ecológico, os pneus e a teia de aranha, que são também pontos onde são repassadas lições ambientais.

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (SME)

(62) 3524-5054

Twitter: @SME_Goiania