Pedro Nunes
Atualizada às 16h01 de 16/04/2020
Em uma semana, 24 novos bairros registraram casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em Goiânia. Agora, todas as regiões da capital têm registro de infecções. É o que mostra a plataforma Covid Goiás, criada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com base nos dados do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Reportagem do POPULAR mostrou que no dia 6 de abril o sistema da UFG apresentava 31 bairros com pacientes diagnosticados com Covid-19. Este número saltou para 55 nesta segunda-feira (13), data em que novos casos foram identificados na região Noroeste da capital, a única até então sem registros da doença na cidade.
Os setores Cândida de Morais, Ipiranga, Capuava, além do Guanabara, Recanto do Bosque, Balneário Meia Ponte e Vila Pedroso são alguns dos bairros que passaram a apresentar novas infecções confirmadas.
Na cidade, os primeiro casos foram diagnosticados na região Centro-Sul, onde estava concentrada a maioria dos registros. Eram moradores de bairros centralizados com situação socioeconômica mais alta e de condomínios horizontais, que tinham voltado recentemente de viagens internacionais. Mas este perfil mudou.
Pesquisador do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocesamento (Lapig) e professor do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa/UFG), Manuel Ferreira reforçou que o crescimento da infecção nas regiões Norte e Noroeste da cidade, especialmente nas divisas do município, indica o estabelecimento do contágio comunitário, que é quando não se sabe a origem do vírus que infecta cada pessoa.
Outro ponto destacado pelo docente é que nesta última semana é que o Setor Bueno ultrapassou o Setor Oeste em número de confirmações e já chega a 20 casos. "Será uma questão de dias ou horas com a apresentação de vários casos confirmados. Não temos mais um eixo Centro-Sul de contaminação. A doença chegou a bairros localizados bem no limite da capital", analisou.
Confira todos os bairros que apresentaram pacientes infectados pelo novo coronavírus:
Setor Bueno: 20
Setor Oeste: 18
Setor Jaó: 8
Setor Marista: 6
Jardim Goiás: 6
Jardins Valência: 6
Setor Aeroporto: 5
Centro: 4
Setor Leste Universitário: 4
Setor Negrão de Lima: 3
Jardim América: 3
Alphaville Flamboyant: 3
Residencial Jardim Florença: 2
Parque Amazônia: 2
Pedro Ludovico: 2
Jardim Novo Mundo: 2
Parque das Laranjeiras: 2
Residencial Jardins Milão: 2
Parque Industrial de Goiânia: 2
Jardim Guanabara: 2
Aldeia do Vale: 2
Residencial Forteville: 1
Residencial Real Conquista: 1
Faiçalville: 1
Residencial Granville: 1
Celina Park: 1
Parque Oeste Industrial: 1
Cidade Jardim: 1
Vila Alpes: 1
Nova Suíça: 1
Setor Bela Vista: 1
Vila Maria José: 1
Alto da Glória: 1
Jardim Bela Vista: 1
Condomínio Flamboyant: 1
Portal do Sol II: 1
Vila Pedroso: 1
Crimeia Leste: 1
Goiânia II: 1
Residencial Alice Barbosa: 1
Jardim Balneário Meia Ponte: 1
Residencial Recanto do Bosque: 1
Vila Maria Dilce: 1
Setor Perim: 1
Bairro Capuava: 1
Bairro Ipiranga: 1
Chácara Santa Rita: 1
Jardim das Rosas: 1
Parque Eldorado Oeste: 1
Residencial Mundo Novo I: 1
São Domingos: 1
*Dos 55 divulgados pela UFG, 4 não aparecem na plataforma
Ao contrário do que foi publicado anteriormente, um caso foi registrado no setor Residencial Mundo Novo I e não no Residencial Novo Mundo.
Comentários