A redação é, indiscutivelmente, a prova que causa a maior apreensão aos candidatos do Enem. Os motivos são vários: a expectativa do tema, o qual só é revelado no ato da prova; o medo de fugir ao recorte temático proposto e a necessidade de conciliar o repertório sociocultural trazido pelos alunos durante a sua formação escolar ao que é pedido no tema. Além disso, há ainda a obrigação de se sair bem, pois para os cursos mais concorridos uma nota menor do que 900 pontos compromete a vaga pretendida.Assim, vamos aqui orientar e dar um pouco de segurança a nossos leitores e leitoras no que deve ser feito para se dar bem nesta prova.Vamos a algumas dicas valiosas.1 – O que não pode faltar na sua redação:A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. No decorrer de sua redação, os avaliadores querem detectar a existência, obrigatória, de:TEMA --> TESE --> ARGUMENTOS --> PROPOSTA DEINTERVENÇÃO 2 – A redação, antes de ser uma prova de escrita, é uma prova de leitura:Para o seu bom desempenho, você deve fazer, antes de escrever sua redação, uma leitura cuidadosa da proposta apresentada, dos textos motivadores e das instruções, a fim de que possa compreender perfeitamente o que está sendo solicitado. O tema de redação vem sempre acompanhado, na proposta, de textos motivadores. Em geral, são textos em linguagem verbal e em linguagem não verbal (imagem) que remetem ao tema proposto a fim de orientar sua reflexão. Assim, para elaborar uma redação de qualidade, você deve seguir as seguintes recomendações:I. leia com bastante atenção a frase-tema apresentada;II. destaque as palavras-chave dessa frase-tema. No tema de 2015, “A persistência da violência contra a mulher no Brasil”, a palavra “persistência” era a chave de seu texto. Quem não abordou a “persistência” tangenciou o tema;III. leia os textos motivadores, identificando, em cada um deles, o porquê de eles ali estarem. O texto I apresenta o problema a ser abordado. Os textos II e III (talvez até o IV) estão ali para colocar você dentro da situação-problema e para incitá-lo à construção da argumentação. O texto IV ou V, ou seja, o último, é para fazer o candidato refletir sobre as possíveis soluções para o problema apresentado.IV. Pense no seu posicionamento, sua tese, em como você irá defende-la (nos argumentos) e nos repertórios socioculturais de que você dispõe para sustentar sua argumentação (uma música, uma poesia, uma referência histórica, etc.).V. Comece a escrever. 3 – Como montar minha introdução?A técnica mais simples e eficaz é a que chamamos de Pirâmide Invertida:1ª frase: apresentação do assunto (pode ser feita por alusão histórica, por citação filosófica, por citação de pensador, etc.);2ª frase: apresentação do tema (faça uma paráfrase da frase-tema);3ª frase: apresente a tese (use um conector de conclusão, como “assim”, “dessa forma”, “portanto” + um modalizador textual “é importante”, “é certo”)Exemplo:“Desde o Iluminismo, já sabemos – ou deveríamos saber – que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa a persistência da violência contra a mulher no Brasil em pleno século XXI, percebe-se que esse ideal iluminista é verificado na teoria e não desejavelmente na prática. Muitos importantes passos já foram dados na tentativa de se reverter esse quadro. Entretanto, para que seja conquistada uma convivência realmente democrática, hão de ser analisadas as verdadeiras causas desse mal. ”Redação de Richard Wagner Caputo Neve (Nota 1000 – Enem/2015) 4 – Como desenvolver minha introdução?Faça em 02 (dois) parágrafos. Cada um contento:1ª frase: Argumento (o primeiro “porquê” de seu ponto de vista, de sua tese);2ª frase: A sustentação do Argumento, o repertório sociocultural (uma poesia, uma música, um filme, um dado histórico, etc. );3ª frase: retome a tese, fazendo uma paráfrase daquela foi apresentada no parágrafo de introdução.Obs.: Utilize sempre de conectores (conjunções, advérbios, pronomes) para ligar cada uma dessas frases, desses períodos.Exemplo:É importante pontuar, de início, que a abusiva publicidade na infância muda o foco das crianças do que realmente é necessário para sua faixa etária. Tal situação, certamente, torna essas crianças pequenos consumidores compulsivos de bens materiais, muitas vezes desapropriados para determinada idade, e acabam por desvalorizar a cultura imaterial, passada através das gerações, como as brincadeiras de rua e as cantigas. Prova disso são os dados da UNESCO afirmarem que cerca de 85% das crianças preferirem se divertir com os objetos divulgados nas propagandas, tornando notório que a relação entre ser humano e consumo está “nascendo” desde a infância.Redação de Dandara Luíza da Costa (Nota 1000 – Enem/2014) 5 – Como concluir meu texto?É comum os candidatos chegarem aos professores de redação e dizerem: “professor, minha conclusão é um lixo!”. “Me ensina a fazer as propostas de intervenção”. Infelizmente, não há como ensinar aos alunos somente a fazer as propostas de intervenção. Estas são consequência do projeto de um texto bem elaborado. Elas nascem deste a introdução, lá com a problematização e com a tese. Passam pela argumentação e “brotam” na conclusão.Uma outra coisa de que você não pode se esquecer são dos Direitos Humanos. Cuidado: a sua redação pode estar impecável, mas se infringirem os Direitos Humanos e a nossa Constituição, ela receberá um zero.Siga o esquema abaixo, vai te ajudar. 6 – Temas que já caíram nas provas anteriores.2009O INDIVÍDUO FRENTE À ÉTICA NACIONAL2010O TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA2011VIVER EM REDE NO SÉCULO 212012O MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI2013LEI SECA: EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DA LEI NO BRASIL2014PUBLICIDADE INFANTIL EM QUESTÃO NO BRASIL2015A PERSISTÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL2016?-Imagem (1.1171178)