Dezoito artistas - entre eles Chico Buarque, Arnaldo Antunes, Zélia Duncan e Paulo Miklos – gravaram um clipe com a música “O Trono de Estudar”, que o cantor e compositor Dani Black fez no começo do mês em homenagem aos estudantes que ocuparam escolas estaduais de São Paulo. Das 196 unidades ocupadas na capital paulista, 47 seguem tomadas pelos estudantes.
 
A participação de Chico chamou a atenção por coincidir com a viralização ontem de um vídeo gravado em uma rua no Leblon, no Rio de Janeiro, no qual aparece envolvido em uma discussão política. 

Participaram também do clipe, que até às 11h desta quarta-feira (23) já tinha mais de 21 mil visualizações, Pedro Luís, Lucas Silveira (do grupo Fresno), Lucas Santtana, Tiê, Fernando Anitelli (do Teatro Mágico), Miranda Kassin, Tetê Espíndola, Helio Flanders (do Vanguart) e Tiago Iorc. 

Em Goiás, 23 escolas estaduais também estão ocupadas por estudantes e professores, que protestam contra a transferência da gestão das unidades de ensino da rede estadual para organizações sociais. Em São Paulo, o protesto foi contra o plano de reorganização escolar do governo paulista, que fecharia mais de 90 escolas.