Doença que pode facilmente ser detectada em fases iniciais, em grande parte dos casos através do toque, o câncer de mama no Brasil só é diagnosticado majoritariamente em estágios avançados, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em Goiânia, por exemplo, cerca de 40% dos tumores são descobertos tardiamente, muitas vezes, quando já estão espalhados por outros órgãos.


Com base nesse levantamento e aproveitando o gancho do Outubro Rosa, mês dedicado exclusivamente a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a TV Anhanguera e a Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Goiás, realizam no próximo domingo (08) o evento Atitude Rosa - Prevenir, Vigiar e Agir, das 8 às 12 horas, na Praça Cívica. “O objetivo é gerar uma mobilização e acelerar o processo de conscientização para as mulheres tomarem uma atitude contra a doença”, explicou Fátima Roriz, diretora de projetos especiais e eventos do Grupo Jaime Câmara (GJC).

A expectativa é que duas mil pessoas participem do evento. “Sua presença já é uma atitude, um movimento que reúne direto da fonte todas as informações que as mulheres precisam saber para ter uma Atitude Rosa contra o câncer de mama”, complementou Fátima.

A programação, totalmente gratuita, contará com aulas de alongamento, danças circulares, dançaterapia, yoga, zumba, pilates, dicas de alimentação saudável, orientações jurídicas sobre o direito da mulher com a doença, entre outros serviços, tudo focado na prevenção e no alerta para evitar diagnósticos tardios. Nas rodas de conversa serão discutidos temas como os mitos e verdades da mamografia, cirurgia de mama, genética e hereditariedade do câncer de mama.

Também estão previstas oficinas de lenço e orientações sobre sexualidade, além de oficinas de maquiagem e uma caminhada pela praça, que será acompanhada da Bateria Madrasta, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Segundo a organização, todas as atividades tem o objetivo de motivar e quebrar obstáculos que dificultam os primeiros passos para uma atitude.

Para as mamães participarem do evento sem preocupação, a organização criou o “Espaço Kids”, com brinquedos, oficinas de pintura, arte e atividades educativas para as crianças. A terceira idade também contará com atividades específicas no “Espaço Melhor Idade”, que vai oferecer avaliação de cognição e risco de quedas e informações sobre o câncer de mama na pessoa idosa.

Serão oferecidos ainda serviços de saúde, como check-up vascular e orientação sobre hipertensão arterial, diabetes e acidente vascular encefálico.