Atualizado às 18h34

Um vídeo gravado durante um treinamento realizado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta-feira (15), no Buriti Shopping, em Aparecida de Goiânia, circula pelas redes sociais como se fosse de um atendimento após um suposto atentado criminoso no local. O compartilhamento das imagens é acompanhado por um áudio, em que um homem narra o que teria sido um ataque cometido por uma pessoa que, munida de duas armas de fogo, teria feito várias vítimas. Porém, a informação é falsa, conforme apurou o POPULAR.

Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve nenhuma ocorrência no centro de compras, mas, sim, uma simulação de explosão, desmoronamento e princípio de incêndio, seguidos da desocupação do espaço. Além da corporação, houve a participação de equipes da Polícia Militar, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Aparecida de Goiânia (SMTA), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município, do grupo de resgate Anjos da Vida e das ambulâncias Flash Med.

Durante a ação, houve o fechamento das avenidas Rio Verde e Dona Maria Cardoso a fim de facilitar o trânsito das ambulâncias no local e a simulação de socorro às vítimas. Um helicóptero do Corpo de Bombeiros sobrevoou o local.

“Esse tipo de treinamento é essencial para nós, porque engloba diversos atores dentro de um cenário possível. Simulamos uma explosão no shopping, com situações complicadas”, afirmou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Fernando Caramaschi. “Os treinamentos fortalecem ações de segurança pública e preparam instituições para um cenário que esperamos que não ocorra. Mas, caso aconteça, estaremos preparados”, completou ele.

De acordo com a assessoria de comunicação do Buriti Shopping, o treinamento foi iniciativa do centro de compras devido à preocupação com a segurança dos lojistas, clientes e funcionários. Assim, a preparação foi feita para possibilitar ação em caso de acidentes reais.

Confira abaixo os registros feitos pelo Corpo de Bombeiros durante o trabalho:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O @CBMGO, em parceria com o Buriti Shopping, promoveu um treinamento conjunto nas dependências do shopping com a simulação de abandono total da edificação devido a uma hipotética explosão de gás. A simulação envolveu lojistas, funcionários da administração, brigada de combate a incêndio, equipe de segurança e manutenção do shopping, além de órgãos municipais de trânsito e segurança. “A simulação é um processo importante para treinar lojistas e funcionários para uma eventual necessidade de abandono do empreendimento, o que garante mais segurança para nossos clientes e colaboradores”, explica o Tenente Coronel Marcos Vinícius Batista Gonçalves, coordenador do simulado. #cbmgo #bombeiros #bombeirosgoias

Uma publicação compartilhada por Bombeiros Goiás (@cbmgo) em