Ingredientes

 

Massa:

- 2 xícaras de chá de jabuticaba bem madura (270 g)

- 1/2 xícara de chá de óleo de soja (120 ml)

- 3 ovos médios (135 g)

- 1/2 xícara de chá de açúcar cristal (116 g)

- 2 xícaras de chá de farinha de trigo (215 g)

- 1/2 xícara de chá de adoçante culinário / em pó (13 g)

- 1colher de sopa de fermento químico em pó ( 23 g)

 

Cobertura:

- 3 xícaras de chá de jabuticaba bem madura (405 g)

- 1 xícara de chá de adoçante culinário / em pó (26 g)

- 2 xícaras de chá de água

 

Modo de fazer

Massa:

Preaqueça o forno em temperatura moderada (180ºC). Em seguida, bata no liquidificador as jabuticabas inteiras (bem lavadas), o óleo, os ovos e o açúcar. Junte a esse creme a farinha, o adoçante e o fermento, incorporando os ingredientes secos aos poucos.

Em uma forma untada, coloque a massa. Asse por 50 minutos e reserve.

 

Cobertura:

Bata rapidamente no liquidificador (pulsando) as jabuticabas com a água. Coloque a mistura para ferver em uma panela junto com o adoçante, por cerca de 15 minutos. Peneira a mistura, em seguida coloque-a novamente para ferver, o líquido vai engrossar e adquirir textura de geleia. Deixe esfriar e por fim disponha sobre o bolo pronto.

 

Informações nutricionais:

As jabuticabas possuem boas doses de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, ferro e potássio. Pesquisas encontraram teores caprichados de antocianinas na fruta. As tais “antocianinas” possuem propriedades antiinflamatórias, antimutagênicas e antialérgicas. A casca da jabuticaba também possui excelentes teores de pectina, indicada pra reduzir os níveis de colesterol e estabilizar o açúcar no sangue. Uma porção pequena (30g), possui cerca de 154 kcal. O bolo é uma boa opção para os lanches, complete a refeição com leite desnatado ou suco de fruta sem açúcar. Aproveite!

 

Dica: Peneire a farinha de trigo para deixar a massa mais leve.