O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e a senadora Lúcia Vânia (PSB) lideram a disputa ao Senado em Goiás em cenário de empate técnico, aponta a terceira rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR. O tucano tem 15,5% e a pessebista, 14,2%. O ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PP) é o terceiro colocado, com 10,8% das intenções de voto. O vereador Jorge Kajuru (PRP) aparece em quarto lugar, com 8,4%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 10 de agosto. Na rodada anterior, de junho, Marconi ficava em primeiro lugar, com 14% e Lúcia em segundo com 10,2%. Ele, portanto, teve oscilação positiva e ela cresceu 4 pontos porcentuais. Vanderlan aparecia com 8,7% e Kajuru, com 7,9%.

O quinto colocado na pesquisa desistiu de disputar as eleições. O deputado federal Pedro Chaves (MDB) aparece com 2,7%, mas anunciou na última segunda-feira que daria espaço para o ex-vice-prefeito de Goiânia Agenor Mariano (MDB). O anúncio foi feito depois do registro da pesquisa Serpes na Justiça Eleitoral, o que impossibilitou a exclusão do nome do parlamentar. Agenor, que permanece candidato, apareceu com 1,1%.

A candidata do PCB, Magda Borges, registra 2,3%; o senador Wilder Morais (DEM) tem 1,6%; o deputado estadual Luis Cesar Bueno (PT), 1,4% e o policial rodoviário Fabrício Rosa (PSOL), 1,2%. A última colocada é a vereadora por Anápolis Geli Sanches (PT) - com 0,7% - cuja candidatura foi anunciada na semana passada.

Diante dos 11 nomes como opção para o Senado, um quarto do eleitor goiano disse estar indeciso. Outros 15,4% anulam ou não votam.

Votos

A terceira rodada da pesquisa separou o primeiro e o segundo votos para o Senado, já que este ano dois candidatos serão escolhidos. Marconi lidera o primeiro voto, com 22,8%, contra 15% de Lúcia Vânia, 11,9% de Kajuru e 10,7% de Vanderlan.

Já na relação do segundo voto, Lúcia lidera com 13,4% contra 10,9% de Vanderlan e 8,2% de Marconi. Kajuru cai a 4,9% na segunda opção.

Na pesquisa espontânea, em que não há cartela com nomes para o eleitor, 71,5% dos entrevistados não sabem em quem votar. Marconi lidera com 5,4%, seguido por Lúcia, com 3,4% e Kajuru, com 3,1%. Os nomes de quem não é candidato não foram aceitos na pesquisa.

Na rodada anterior, Marconi tinha 2,6%, Kajuru, 1,8%, Vanderlan, 1,3%, e Lúcia, 1,2%.