Os 21 deputados estaduais reeleitos em Goiás poderão receber dois salários extras (R$ 50 mil) pelo auxílio-mudança que será pago nos próximos dias. A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa informou que a Constituição estabelece que os parlamentares estaduais têm direito a 75% do que recebem os deputados federais. "Esse auxílio, portanto, é um direito que cabe aos deputados estaduais", completou.

Os deputados federais reeleitos, porém, não receberam o benefício por conta de decisão judicial do mês passado. O juiz federal Alexandre Henry Alves, de Ituiutaba (MG), alegou que o pagamento do benefício se apresenta com "desvio de finalidade e se apresenta disfarçado sob o véu da legalidade". A Advocacia-Geral da União recorreu.

O blog revelou na segunda-feira (11) que a Assembleia prepara o pagamento do benefício aos deputados. Apenas o Delegado Humberto Teófilo (PSL) renunciou ao auxílio até agora. 

O custo total, considerando a legislatura que se encerrou e a nova, será de mais de R$ 2 milhões.

A Assembleia aprovou lei em janeiro de 2015 garantindo um pagamento extra ao final e ao início de cada legislatura (a cada quatro anos). O artigo 2º da Lei número 18.758/2015 estabelece que "é devida aos deputados estaduais, no início e no final da legislatura, ajuda de custo equivalente ao valor do subsídio, destinada a compensar as despesas com mudança e transporte".

"Todos receberão o auxílio relativo ao encerramento da legislatura passada. Quanto ao da abertura, ainda não é possível dizer quais deputados receberão", respondeu a direção da Assembleia, já que cabe ao deputado fazer a solicitação do pagamento.

Veja abaixo os deputados reeleitos que terão direito ao auxílio-mudança em dobro:

Jeferson Rodrigues (PRB)
Diego Sorgatto (PSDB)
Paulo Cezar Martins (MDB)
Delegada Adriana Accorsi (PT)
Dr. Helio de Sousa (PSDB)
Major Araujo (PRP)
Lissauer Vieira (PSB)
Claudio Meirelles (PTC)
Talles Barreto (PSDB)
Lêda Borges (PSDB)
Bruno Peixoto (MDB)
Humberto Aidar (MDB)
Virmondes Cruvinel (PPS)
Gustavo Sebba (PSDB)
Dr. Antônio (DEM)
Iso Moreira (DEM) 
Lucas Calil (PSD) 
Álvaro Guimarães (DEM)
Henrique Arantes (PTB)
Charles Bento (PRTB)
Karlos Cabral (PDT)

*** 
E-mail: fabiana.pulcineli@opopular.com.br
Twitter: @fpulcineli
Facebook: fabiana.pulcineli
Instagram: @fpulcineli