Um dos nomes mais tradicionais da área da saúde em Goiânia, o Grupo Hemolabor obteve certificação plena pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade não governamental e sem fins lucrativos que atesta a qualidade e segurança de serviços de saúde no Brasil. O Hospital e o Banco de Sangue são certificados com Acreditação Plena - Nível 2, e o Laboratório, Nível 1.

A acreditação da ONA avalia todos os processos do grupo, desde o atendimento aos protocolos internos. O selo foi conferido após uma avaliação feita pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), a maior acreditadora na área da saúde da América Latina e a terceira maior do mundo. “Nosso principal objetivo foi tornar perceptível para o paciente a qualidade e segurança do atendimento. Não queríamos apenas um selo na parede”, esclarece a diretora técnica do Hospital Hemolabor, Reginara Dias Fernandes.

De seis em seis meses, os auditores do IQG voltam ao Hemolabor para revisar os processos e recertificar o grupo. “Isso pode ser percebido na própria experiência do paciente, em um atendimento humanizado, com efetividade clínica, agilidade nos processos e segurança durante a assistência prestada”, reitera Reginara.

Como parte do processo que levou à acreditação, o Hospital Hemolabor foi repensado para oferecer a melhor experiência ao paciente. A unidade conta com equipe residente de 36 médicos, de sete especialidades, com destaque para Hematologia e Oncologia, com consultórios interligados ao centro de exames, facilitando e agilizando os diagnósticos. Os especialistas são apoiados por uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente qualificados, que acompanha os pacientes em cada etapa do tratamento.

Este cuidado se reflete em todos os ambientes, como nas salas de quimioterapia, que podem ser individuais ou coletivas, além de um espaço exclusivo para mulheres. Em internações, os quartos do Hemolabor estão preparados para acomodar os pacientes e seus familiares com conforto e todos os cuidados necessários. Um exemplo disso são os filtros HEPA, que promovem melhora na qualidade do ar, reduzindo o risco de infecções hospitalares.

No Laboratório Hemolabor, a segurança do paciente pode ser comprovada na coleta à domicílio, no atendimento in loco e na entrega dos resultados – presencial ou pelo site. “O paciente percebe que o atendimento melhorou. Sente-se acolhido”, explica Nelcivone Soares de Melo, diretor técnico da unidade. A qualidade dos processos também está presente na análise do material colhido, feita com precisão em equipamentos modernos. É o caso da imunofenotipagem, exame que fornece em até 24 horas o diagnóstico de doenças oncológicas e imunológicas, possibilitando o início imediato do tratamento.

Atendendo aos principais hospitais da rede particular de Goiânia, o Banco de Sangue também recebeu o selo da ONA, graças à garantia de segurança para doadores e pacientes. Para Clemente Martins Neto, diretor do Banco de Sangue, os novos processos garantem uma análise minuciosa de tudo o que é doado, para avaliação e diagnóstico de possíveis irregularidades. Assim, o sangue também recebe um selo de garantia.

Os coletadores acompanham o doador desde o primeiro contato, em um bate-papo informativo, até o pós-doação, cuidando do bem-estar do voluntário, em um ambiente de recuperação. “Foi a melhor coisa que fizemos até hoje. A ONA nos ensinou processos, que geram índices que garantem a qualidade do nosso trabalho. Ter tudo isso na mão foi uma coisa muito importante”, afirma Clemente Neto.

Há mais de 40 anos, o que começou com o laboratório hoje se tornou referência em tratamentos oncológicos e hematológicos em Goiânia. A acreditação pela ONA é um reconhecimento à história do Hemolabor, que consolida seu compromisso em oferecer uma experiência de qualidade a cada paciente, no Hospital, Laboratório ou Banco de Sangue.

Serviço

Hemolabor

Endereço: R. 5-A, 90 - St. Aeroporto, Goiânia - GO, 74075-210
Telefone: (62) 3605-6600 | (62) 3931-6555
Site: www.hemolabor.com.br/site/
Redes Sociais: Facebook | Instagram