O Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo, com taxa de crescimento de 4% ao ano, de acordo com projeções da Embrapa Gado de Leite para os próximos 10 anos. O aumento na produção se deve à qualidade na gestão de fazendas que utilizam diferentes recursos para manter animais em excelente tratamento.

Diante disso, investir no cultivo de gado leiteiro pode ser uma alternativa lucrativa para pequenos e grandes produtores. No entanto, antes de qualquer investimento, é necessário observar algumas características, inclusive a criação do rebanho.

Algumas raças, por exemplo, se adaptam mais facilmente e produzem em larga escala, como a holandesa, girolando e jersey. Outro fator importante é o melhoramento genético do animal, que inclui características produtivas e reprodutivas. Além disso, o manejo geral com nutrição, bem-estar e mão de obra é necessário.

A Fazenda Novo Horizonte há 20 anos cultiva e comercializa gado leiteiro em Goiás, o proprietário Tulio Marques enfatiza a importância em saber a procedência do animal e conhecer o local onde ele é criado. Localizada na GO 070 km 28, com extensão de 194 hectares, a fazenda atende desde o pequeno até o grande produtor.

Investimento

O leite é um dos produtos mais significativos da agropecuária brasileira, juntamente com seus derivados possuem papel importante na produção de alimentos e geração de empregos no país. Além de ser um alimento natural, é nutritivo, possui cálcio e é fundamental para fortalecimento dos ossos.

E nessa época do ano, o mercado de leite está positivo para investidores, quem investir agora vai ter um retorno maior posteriormente, explica o proprietário da Fazenda Novo Horizonte. As condições meteorológicas estão contribuindo para desenvolvimento do pasto, ou seja, não há necessidade de aplicação de capital em insumo. Diferentemente do período de fim de ano, que não tem pasto, e a produção de leite cai, afirma Tulio.

Manejo do Gado

As vacas são vacinadas contra brucelose, entre outras vacinas que são obrigatórias. Além disso, é realizado a melhoria genética, que é o processo de escolha de vacas e touros específicos para reproduzirem os melhores descendentes produtores de leite. Esse processo é supervisionado por médicos veterinários especializados no tratamento desses animais.

A Fazenda Novo Horizonte mantém gados leiteiros de diferentes raças e de boa origem. Possui ainda uma estrutura para receber os clientes, que normalmente fazem visitas agendadas no local para conhecer o espaço e os animais.

Fazenda Novo Horizonte

Contato: (62) 9 9979-3137

Endereço: GO 070 km 28 – Caturaí - GO

Site: www.fazendanovohorizonte.com