Atualizada às 12h25.

Três presos que fugiram do presídio de Trindade, na tarde deste domingo (15), foram recapturados pela polícia. A informação foi confirmada pela Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP). Djavan Oliveira Gabriel, José Vinicius Pereira Silva, Marcos Vinicius de Souza Batista fazem parte do grupo de 19 detentos (veja lista abaixo) que escaparam da unidade prisional após o término do horário de visitas.

A DGAP informou que primeiro houve uma explosão dentro de uma das celas, com o intuito de tirar atenção dos agentes de plantão. Em seguida, ocorreu uma forte explosão no muro do presídio, por onde os presos escaparam. Na ação, oito detentos ficaram feridos e foram encaminhados para unidades de saúde. Em nota, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) divulgou, na manhã desta segunda-feira (16), o estado de saúde de três detentos levados para a unidade.

Alexandre Faria dos Santos Ferreira e Ednilson Silva Santos foram medicados e receberam alta médica ainda no domingo. De acordo com a unidade, Matheus Carlos Magalhães dos Santos continua internado em estado regular, consciente e respirando espontaneamente.

Após a fuga, duas pessoas foram presas suspeitas de ajudar na fuga dos presos. Segundo a polícia, a jovem de 24 anos é casada com um dos suspeitos de planejar a ação. O detento não conseguiu fugir e ficou ferido com a explosão.

A mulher, de acordo com a delegada Paula Meotti em entrevista à TV Anhanguera, contou que facilitou a entrada de 10 explosivos no presídio na semana passada e que ontem teria entrado com mais cinco metros de fio detonador. Com ela foram apreendidos um veículo, uma banana explosiva e várias munições.

O outro preso é um homem. Ele estava na porta do presídio quando foi abordado e confessou a participação na fuga. Ele teria recebido 500 reais para "ficar de olho" nos policiais e também para entregar uma chave reserva do carro utilizado na fuga para um dos presos, caso fosse necessário. Ele tem passagem por receptação. Após ser preso, ele levou os policiais até a casa de um terceiro envolvido, onde apreenderam 1 kg de maconha.

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) marcou para às 16 horas desta segunda-feira (16), uma entrevista coletiva com o diretor-geral da pasta, coronel Edson Costa, para falar sobre a fuga dos detentos.

Confira a lista dos foragidos

Alex Junio Bispo da Silva

André Brasil Ribeiro

Cássio Dumont Martins Tavares

Danrlei Rodrigues Veras da Silva

David Oliveira Maciel

Djavan Oliveira Gabriel (recapturado)

Edvan Esteves

Fabrício Miranda Ferreira

Fernando da Silva Brandão

Frederico Alves de Sousa

Ítalo Kaique Araujo da Silva

Jardson Oliveira Santos

João Paulo Ferreira da Costa

José Vinicius Pereira Silva (recapturado)

Lucas Stefano dos Santos

Marcos Vinicius de Souza Batista (recapturado)

Rafael de Jesus Oliveira

Vinicius Henrique Libaneo da Conceição

Wilson Ribeiro da Silva Filho