Os pacientes da pediatria do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, receberam uma visita diferente na última quinta-feira (12), Dia das Crianças. Personagens de desenhos e filmes, dentre eles, dos clássicos Star Wars, Harry Potter, Frozen, Branca de Neve, Rapunzel e Power Rangers, além de Ladybug e Cat Noir, bailarina e fadas, cosplayers do grupo “Cosplay Classe A” e outros voluntários fizeram a alegrias dos pequenos, que ganharam brinquedos e guloseimas, respeitando a dieta nutricional.

Segundo a unidade de saúde, o isolamento social é uma das consequências da internação hospitalar, um desafio para os adultos e principalmente para as crianças, devido à privação do convívio familiar, escolar e com os amigos. Devido a isso, as crianças internadas no Hugol recebem vários estímulos que propiciam a reintegração às atividades que realizariam habitualmente, mesmo durante seu tratamento hospitalar.

As ações promovidas pela Equipe Multiprofissional nas UTIs são: hora do descanso, que consiste em um momento para proporcionar descanso e melhora do sono, com a redução da claridade e ruídos; momento de reflexão, oração e interação entre equipe e pacientes; acolhimento da família, para sanar dúvidas, angústias e medos referentes ao adoecer, à internação e ao tratamento; acesso à tecnologia, por meio de tablets, para facilitar a comunicação com familiares; e atividades lúdicas e terapêuticas, com visita de voluntários culturais e comemoração de aniversários como algumas das ações para humanizar o cuidado assistencial.