Magazine

Projeto Casa Fora de Casa vence concurso do Encontro de Urbanismo Colaborativo

A proposta é que as áreas verdes do Setor Sul possam ser aproveitas ao máximo pelos moradores do bairro e da cidade

Criado pelo Estúdio Sobreurbana, da arquiteta e urbanista Carol Farias e do produtor André Gonçalves, o projeto ganhou o concurso do Encontro de Urbanismo Colaborativo na categoria “Ação Urbana Colaborativa”.
Ocupar espaços abandonados do Setor Sul. Este é o viés do Casa Fora de Casa, que ao longo de quatro meses promoveu ações colaborativas e sustentáveis de arquitetura tática na região de Goiânia. Criado pelo Estúdio Sobreurbana, da arquiteta e urbanista Carol Farias e do produtor André Gonçalves, o projeto ganhou o concurso do Encontro de Urbanismo Colaborativo na categoria “Ação Urbana Colaborativa”, evento realizado pelo Instituto de Urbanismo Colaborativo (COURB) em Curitiba. 
Ao longo dos meses de julho, agosto e setembro, os trabalhos se dividiram entre oficinas e encontros de mapeamento de rotas e execução de sinalização e construção de instrumentos musicais, oficinas artísticas e trabalho colaborativo. A proposta é que as áreas verdes do Setor Sul possam ser aproveitas ao máximo pelos moradores do bairro e da cidade. 
Para os organizadores, “o foco é pensar a cidade não como um lugar de passagem, mas como um lugar de encontro”. Ao todo, o projeto percorreu distintos pontos da região, desde a Praça Wilson Chaves, localizada na Avenida Cora Coralina, até o Bacião das Artes, próximo ao Bosque dos Pássaros. 
“O Casa Fora de Casa é um projeto de urbanismo tático porque busca, através de soluções criativas e de um processo participativo atuar sobre os espaços públicos da cidade, historicamente precarizados, no sentido de incentivar que a população se sinta responsável por eles”, aponta a coordenadora Carol Farias.
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.