Magazine

Gabriel O Pensador canta em Goiânia

Um torneio de rimas improvisadas, ou “freestyle”, que reúne rappers e entusiastas anônimos. Assim é o projeto Rimadores Anônimos que o cantor Gabriel O Pensador, considerado o primeiro rapper no Brasil a atingir o público de massa com suas mensagens, traz para Goiânia durante seu show hoje, a partir das 22h30, no Royal Club. O artista aproveita a passagem pela cidade para também divulgar o recém-lançado CD Sem Crise, além de lembrar seus grandes hits.

Tal como nas disputas entre repentistas nordestinos, na batalha de rappers ganha quem mostrar mais habilidade para rebater os versos do adversário com humor e ousadia poética. Quem julga é o público que vibra a cada participação. Os concorrentes mostram suas habilidades em um espaço criado em cada show do Gabriel na turnê Sem Crise, sentindo a adrenalina dos grandes palcos e plateias e aquele friozinho na barriga que o Pensador se orgulha de sentir até hoje.

O projeto começou de forma despretensiosa em um barzinho no Rio de Janeiro, mas a receptividade do público foi tamanha que ele não parou mais de crescer. “Estou bem empolgado e temos descoberto artistas bem interessantes em todos os lugares que passamos”, explica Gabriel no material de divulgação. Será a primeira vez que Goiânia recebe a batalha que normalmente é registrada em vídeo. O prêmio é, além do gostinho do palco, a visibilidade. Uma página no Facebook (facebook.com/RimadoresAnonimos) foi criada para divulgar o projeto.

Sem crise

Depois de sete anos sem lançar um CD de inéditas, Gabriel acaba de colocar no mercado o disco Sem Crise, o oitavo de sua carreira. O trabalho tem um clima descontraído, de fazer músicas entre amigos. Gabriel estava com obrigações em outras áreas e por isso quis fazer tudo aos poucos, sem cobrança, sem prazo. Ele levou três anos para finalizar o material. Nos últimos anos, o rapper também tem se dedicado à literatura (em 2006 ele ganhou o Prêmio Jabuti pelo infantil Um Garoto Chamado Rorbeto) e a projetos sociais.

O disco traz a fórmula que consagrou o artista: a mescla de letras divertidas com outras politizadas. Mas pela primeira vez, o rapper utiliza o selo próprio Hip Hop Brasil, o que permitiu um processo mais lento, sem a necessidade de obedecer a prazos de gravadora. Carlinhos Brown, em Foi e Não Foi; Rogério Flausino, do Jota Quest, em Brilho Cego; Nando Reis, em Boca com Boca; Jorge Ben Jor, em Solitário Surfista/ Surfista Solitário; Afroreggae, em Pimenta e Sal, e ConeCrewDiretoria, em No Ritmo, No Tempo são os convidados do novo trabalho.

No show em Goiânia, o artista deve relembrar faixas que conquistaram o público, como Lôraburra, Festa da Música Tupiniquim e Cachimbo da Paz.

Show: Gabriel O Pensador

Data: Hoje, a partir das 22h30

Local: Royal Club (Av. T-10, nº 277, Setor Bueno) / Ingressos: R$ 50 (masculino) e R$ 30 (feminino). Valores sujeitos à alteração.

Mais informações: 3636-3636

Ramon Moreira
Pensador faz show no Royal
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.