Magazine

“Beber requer os cinco sentidos”

Arte

Mestre cervejeiro fala mais sobre as particularidades da cerveja e dá dicas para saboreá-la.

 
A paixão pela “loira gelada” não é de hoje. A cerveja já era conhecida por várias civilizações antigas e era popular em climas não propícios ao cultivo de uvas. A maioria das bebidas elaboradas com cereais nos últimos 6 a 8.000 anos é hoje considerada como cerveja. O mestre cervejeiro Edmilson Ferreira Silva fala um pouco mais sobre as particularidades dessa bebida tão apreciada no mundo todo.
 
Como degustar a cerveja?
As pessoas normalmente bebem sem ter uma ideia formada daquilo que querem. Quando se fala em degustar, é necessário beber com atenção, procurando usar os cinco sentidos: 
Visão - Observe o aspecto da cerveja, seu brilho e transparência, sua coloração e, principalmente, a cremosidade e a consistência do creme. 
Audição - Preste atenção no som do líquido sendo colocado devagar no copo. 
Tato - Pegue de maneira correta na base do copo - ideal para não esquentar a bebida. Agite levemente o copo. 
Olfato - Sinta o aroma da cerveja antes de levá-la à boca. O ar inspirado carrega substâncias aromáticas que proporcionam um ótimo prazer. 
Paladar - Ao tomar a cerveja, deixe o líquido percorrer toda a língua, aguçando os pontos sensíveis (salgado, doce, amargo e ácido). 
 
Quais alimentos combinam com as cervejas especiais? 
A cerveja escura combina especialmente com alimentos condimentados, defumados, frios, queijos e carne vermelha, principalmente carne de caça. A cerveja Pilsen é mais leve e combina com os petiscos e carne suína, queijos, massas com molhos suaves, risotos e aves. Com a Kolsch, principalmente para aqueles que valorizam o verdadeiro sabor da bebida, uma boa pedida é degustá-la apreciando um saboroso joelho de porco ou costelas. 
 
Existe diferença na assimilação do álcool entre o sexo feminino e o masculino? 
Sim. Após consumo de álcool, os homens reduzem o álcool mais rápido do que as mulheres.. 
 
Que quantidade de álcool pode-se ingerir diariamente sem causar danos à saúde?
A quantidade de álcool considerada inofensiva para homens com o fígado saudável, pode ser determinada em 60 g/dia e para as mulheres, com o fígado saudável, em 20 g/dia. O risco quintuplica com quantidades entre 60 g e 120 g/dia, é 25 vezes maior com 120 g - 180 g/dia e 50 vezes maior com 180 - 240 g/dia. As cervejas do tipo pilsen possuem em média de 3,5 a 4,5 g de álcool em 100 g de cerveja. Isto significa que uma garrafa de 600 ml de cerveja contém aproximadamente 24 g de álcool.
Zuhair Mohamad
O mestre cervejeiro Edmilson Ferreira Silva
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.