Versão Flip

 
Padrão A
Disputada por 12 times, com jogos só em gramados, 1ª Divisão da Liga Anapolina recebe participantes de outras cidades
2

Com 12 participantes – 7 de Anápolis e 5 de cidades vizinhas –, a 1ª Divisão do Campeonato Amador de Anápolis vem se consolidando como uma das mais disputadas da várzea goiana. O torneio, que começou em 16 de março, está com término previsto para 12 de outubro. A Liga Anapolina de Desportos é presidida pelo ex-árbitro José Maria Gonçalves, que já foi dos quadros da FGF e CBF. Todos jogos são disputados em campos gramados, cercados, com policiamento e ambulância.

Entre as equipes que não são de Anápolis, aparecem Goianápolis e Tomatão (Goianápolis), União (Nerópolis), Corumbá de Goiás e Grêmio (Campo Limpo). Anápolis é representado por: Avaí, Anapolina, Anatex, Araguaia, Arrojados, Maracanã e Bairro de Lourdes.

A Liga organiza o torneio desde 1949, quando a Anapolina, clube tradicional de Anápolis e do futebol goiano, foi tetracampeã (1949 a 52). A Xata ganhou título 8 vezes e, hoje, usa atletas mais jovens. Alguns estão em fase de testes no profissional e há sete que estão no time que disputa a Segundona. Quatro ex-jogadores, que passaram pela Rubra, tentam iniciar carreira de técnico: De Paula (Anatex), Baiano (Grêmio), Alan George (Anapolina) e Leonardo Goiano (Arrojados).

Dois times de fora de Anápolis, segundo Zé Maria, tentam ampliar marca de títulos que só foi conquistada pelo Goianápolis e Funerária. Eles são Grêmio e Corumbá. Atualmente, o jogador mais conhecido é Alencar (ex-Anapolina, Sport e Atlético), do Campo Limpo.

Avaí e Grêmio (28 pontos), Corumbá (27) e Araguaia (25) são melhores nos 2 turnos. Zezão (Arrojados), Fabinho (Grêmio), Samugol (Corumbá) são artilheiros com 14 gols até a 4ª rodada da 1ª Divisão.

600

jogadores estão inscritos

na Liga Anapolina

A 1ª Divisão da Liga Anapolina tem 2 turnos – a Taça Cidade de Anápolis (1º turno) e 2ª Copa Brejeiro (2º), que pagam premiações em dinheiro e troféus ao campeões. É um estímulo, mas o torneio começará a pegar fogo quando começar as quartas de final, que reúnem os 8 times de melhores campanhas nos turnos: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Nesta fase, não há vantagem, como saldos de gols ou pontos nos turnos, mas quem fizer a melhor campanha decide em casa. Se houver igualdade, decide-se a vaga nos pênaltis. O critério também prevalece na semi. Na final, o time de melhor campanha faz o 1º jogo em casa. A decisão é no Zeca Puglise.

1.350532
PREMIUM Exclusivo para Assinante

Culto ao corpo

Com muitos adeptos, cultura fitness invade redes sociais

Copyright © 2001-2013, J. Câmara e Irmãos S/A. Todos os direitos reservados.