-Imagem (Image_1.1287048)O aperto provocado pela crise econômica faz o consumidor correr atrás de promoções para conseguir esticar o orçamento e o poder de compra. Esta semana, milhares de pessoas se espremeram, disputaram produtos em promoção e enfrentaram longas filas num supermercado e em um atacarejo inaugurados em Goiânia.No atacarejo Assaí, inaugurado na última quarta-feira (31), em frente o Terminal Bandeiras, o tumulto começava do lado de fora, na busca por uma vaga de estacionamento. Muita gente deixou o carro de fora para não enfrentar a longa (e lenta) fila que se formou na entrada do estacionamento. Dentro da loja, os carrinhos de compras se espremiam entre os corredores lotados de pessoas que disputavam produtos em promoção. Muitos artigos se esgotaram nas gôndolas e os clientes ficavam à espera das reposições na saída do estoque. A reportagem presenciou a disputa ferrenha por embalagens de óleo de soja (cada uma vendida por R$ 2,19), quando um carrinho saiu do estoque. A cena lembrou a luta por alimentos em supermercados da Venezuela, que sofre com o desabastecimento.FilasFicar nas longas filas exigiu doses extras de paciência. A estimativa do Assaí é que, aproximadamente, 24 mil pessoas passaram pela nova loja até ontem. A nova unidade do Supermercado Barão, inaugurada esta semana, na Avenida Castelo Branco, também ficou lotada por causa do anúncio de promoções agressivas. Os consumidores também encheram os carrinhos e enfrentaram muito aperto e longas filas nos caixas.A funcionária pública Hellen Nilca veio de Senador Canedo só para aproveitar os preços mais baixos e fazer o orçamento render mais. “Os preços estão muito bons. Paguei R$ 8 em cinco quilos de arroz, R$ 1,99 pelo litro de leite e R$ 5 pelo azeite. Realmente está muito bom”, afirma. Ela conta que ouviu falar de muitos supermercados em promoção ontem, mas escolheu a nova loja pela variedade de artigos com desconto. “Mesmo vindo de outra cidade, valeu a pena gastar combustível pelos descontos”, garante.Mesmo cansado de esperar na fila, o salgadeiro Francisco de Faria Lima estava contente por pagar menos por várias matérias-primas que usa para fabricar os produtos que vende, como farinha de trigo, frango, óleo de soja e leite. “Hoje, o lucro está muito baixo e é preciso aproveitar toda promoção para ganhar um pouco mais”, disse.InauguraçõesApesar da crise, tudo indica que o movimento de abertura de supermercados e atacarejos deve continuar este ano em Goiânia. Ainda este mês, o Assaí inaugura mais uma loja, na Avenida Independência, no Setor Central. Uma fonte revelou ao POPULAR que uma nova unidade do Supermercado Store será instalada no Setor Serrinha, onde funcionava o antigo Extra. Uma nova loja no formato atacarejo, da bandeira Base, também deve chegar ao mercado de Goiânia ainda este ano, na Avenida T-63, na antiga sede da Smaff Ford.O gerente de Marketing do Hiper Moreira, Tiago Damasceno, confirmou que a bandeira goiana também tem projetos para abertura de novas lojas em andamento. Segundo ele, o Hiper Moreira criou o programa Hiper Cliente, onde o consumidor ganha descontos ao levar mais unidades de um mesmo produto, o que permite a concorrência com os preços de atacarejos. O gerente afirma que o hipermercado goiano também mantém a política de cobrir qualquer oferta, com exceção de produtos de açougue e hortifrutis.