Mais barato do que abrir uma loja física pode ser que um e-commerce não saia, principalmente se for com muita sede e sem preparo, como defende o secretário executivo da Câmara-e.net, Fernando Ricci. Planejar, planejar e planejar é a receita e ele explica: “A facilidade é muito grande e o empresário observa isso. O que tem de fazer é ver o que pode proporcionar de diferente e analisar a concorrência.”Buscar um nicho de mercado é caminho para se destacar e ele cita exemplo de uma empresa que vendia tinta para navegação. “Específico, não?”. Sim. E isso também tem de ser aliado à boa comunicação e preparo para administrar com tranquilidade.O designer Flávio Del Lima, 29 anos, é um dos fundadores e sócios do Ilustríssima. O e-commerce é um dos exemplos goianos que dentro de um nicho específico conseguiu até ganhar o mundo após bem planejar. Os produtos são canecas ilustradas e o trabalho na internet iniciou em paralelo com o escritório de design, em 2012, até que os sócios seguissem somente com a loja virtual, em outubro do ano passado.Conteúdo “Vimos que na época não tinha empresa com foco em canecas, convidamos ilustradores do Brasil, que toparam a ideia e engrandeceram o negócio”, compartilha Flávio. Depois eles passaram a fazer também canecas personalizadas, disponibilizar camisetas e pôsteres. Este ano já atingiram crescimento de 31,42% comparado com igual período de 2014. Grande parte dos bons resultados, Flávio atribui às campanhas online e dedicação especial às redes sociais. Até uma TV na Inglaterra já encomendou canecas da empresa.“O mais importante é ter criação de conteúdo para ter relacionamento com a marca.” Nas redes os artistas responsáveis pelas ilustrações são apresentados aos seguidores além de ter blog no site. Ele conta que a expertise vivendo o dia-a-dia de uma loja fez com que muitas pessoas os procurassem para aconselhamento em relação à lojas virtuais que pretendem abrir e desde março deste ano ministram algumas consultorias.“A gente na Ilustríssima não viu crise, porque está atingindo público maior que se tivesse loja física e de certa maneira tem como fazer conversão de venda em maior volume, por ser uma ideia inovadora e por ter crivo de artistas.” Há produtos por lá do Bicicleta Sem Freio, por exemplo. “Temos muita dedicação para manter a qualidade das cores”, afirma.