Com inauguração prevista para 2016, o novo aeroporto de Goiânia já tem perfil traçado com características de um shopping. A Infraero anunciou parceria com o setor privado, e todas as áreas comerciais do local ficarão a cargo de uma administradora de shopping centers. O mesmo perfil encontrado na rodoviária da capital.A operadora aeroportuária cuidará apenas da parte operacional do aeroporto, ficando a cargo da administradora comercial a livre escolha de seus varejistas e prestadores de serviços, como bancos, lojas, lanchonetes, restaurantes, quiosques, locadoras de veículos, entre outros. A área comercial interna será de três mil metros quadrados. Já a externa, de 20 mil metros quadrados, será destinada, exclusivamente, para locadoras de veículos.Segundo o diretor comercial e de logística de cargas da Infraero, André Luís Marques de Barros, a exigência é de que haja na área interna atividades básicas como lotérica, guarda-malas, lanchonete e livraria. “A administradora trará uma variedade comercial ao aeroporto, de acordo com o perfil do consumidor e suas necessidades”.A expectativa é de que com um mix maior de produtos oferecidos no local, o passageiro possa encontrar preços mais acessíveis em itens básicos de consumo, como o pão de queijo e a água mineral. Hoje, os preços são em média de R$ 4,90 e R$ 2,80, respectivamente.OperaçãoPara administrar o aeroporto, as empresas participarão de um processo licitatório. A previsão é de que o edital seja publicado até o dia 30 de novembro. De acordo com André, 20 empresas demonstraram interesse. Dessas, sete já estão aptas para a disputa.Para levar o contrato, a empresa terá de pagar R$ 1 milhão de entrada, à vista, e R$ 740 mil mensais, além de 50% das receitas variáveis. Contudo, como o vencedor será aquele que oferecer melhor valor do aluguel mensal, o preço poderá ultrapassar os R$ 740 mil.O diretor comercial da Infraero explica ainda que a concessionária vencedora também será responsabilizada por serviços como os de limpeza das áreas e dos banheiros. O contrato será ativado somente com a abertura do novo terminal e terá duração de dez anos, sem direito a renovação. A expectativa é de que, pelo menos, 50% das áreas comerciais deverão estar em funcionamento no próximo ano.Outra novidade diz respeito à área publicitária do novo terminal de passageiros de Goiânia. Segundo André, um processo para licitação para um único operador está em andamento e deverá ser fechado até a primeira semana de novembro. Nesse caso, o edital será finalizado até dezembro deste ano. “Uma empresa terá direito à publicidade e outra ao varejo. É o grande diferencial proporcionado pela Infraero, e o aeroporto de Goiânia será a primeiro a ter operador master nesses dois aspectos”, diz.André informou ainda que os atuais lojistas do antigo terminal já têm contratos à beira de expirar, e foram avisados de que não poderão migrar para as novas instalações. O que gerou pânico nos comerciantes do aeroporto (veja correlata).