Cidades

Piloto Consciente - 1º Passeio Motociclístico de Goiás está com inscrições abertas

Trajeto tem aproximadamente 11 km de extensão, tendo como ponto de concentração e partida a Praça Cívica de Goiânia, indo até o Autódromo Ayrton Senna

Arte

Atualizada às 23 horas - 17/07/2017

Estão abertas as inscrições o Piloto Consciente, 1º Passeio Motociclístico de Goiás, que será realizado no dia 23 de julho, em Goiânia. O evento tem como propósito conscientizar os motociclistas a obedecerem a sinalização das vias. O cadastro é gratuito e pode ser feito até dia 20 de julho, na sede do Grupo Jaime Câmara.

Realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito em Goiás (Detran) em parceria com a TV Anhanguera, o evento é uma comemoração ao Dia Nacional e Internacional do motociclista, 27 de julho, além de ser um projeto de cunho educativo. O objetivo é conscientizar os pilotos de moto a obedecerem as leis de trânsito e a sinalização das vias. O Piloto Consciente também vai arrecadar bolsas de sangue a serem doadas para vítimas de acidentes.

“O Detran tem uma preocupação muito grande com todas as pessoas que compartilham as vias, em especial com os motociclistas, que hoje representam mais de 60% das vítimas de trânsito no Estado. Eles são a maior parte dos que chegam para atendimento nos hospitais de urgência de Goiás”, diz o presidente do órgão.
Manoel afirma que a preocupação vai além da mobilidade urbana. “O nosso foco é a educação de trânsito e o respeito à vida. O passeio é uma oportunidade de, por meio de uma atividade alegre, levar a mensagem de que o motociclista deve se preocupar com a sua vida dele e com a de terceiros.”

De acordo com a organização do evento, os 500 primeiros inscritos ganham um kit com chaveiro, camiseta e uma bolsa. Para participar, é preciso ter 18 anos ou mais. 

As doações de sangue também devem ser feitas na sede do Grupo Jaime Câmara, na quarta-feira (19). As bolsas arrecadadas em parceria com o Hemocentro de Goiânia serão doadas a pessoas que sofreram acidentes de trânsito.

Com um trajeto de 11 km, o passeio motociclístico tem largada marcada para às 9 horas. Os participantes vão se concentrar na Praça Cívica, no Centro da capital, e a chegada está prevista para as 10 horas, no Autódromo Ayrton Senna.

No autódromo, os participantes poderão aproveitar show da dupla Ad Shinaider e Rayan Barreto. No local também haverá atendimentos médicos, primeiros socorros e demonstrações de técnicas de direção defensiva.

Vítimas
Os motociclistas correspondem a sete em cada dez mortes em acidentes registradas na capital goiana. O dado é da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito de Goiânia (Dict). Levantamento da Dict mostra que, desde de 2013, os ocupantes de motocicletas se mantém na faixa de 70% das vítimas dos acidentes fatais.

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.