Cidades

Goiânia ganha primeiro Parklet

Divulgação

O primeiro Parklet de Goiânia está instalado na Rua Mario Bittar, Qd. H21, LTS 08/28, no setor Marista, e fica por lá até o dia 24 de junho. Planejado e construído pelo Stúdio Sobreurbana, o ambiente objetiva humanizar e democratizar o uso do espaço público. A meta da Prefeitura de Goiânia ao regulamentar a implantação dos Parklets, através do decreto de nº 791 em março deste ano, é também de criar áreas de convivência social e interação entre as pessoas em locais que até então eram utilizados como estacionamento de veículos. Modelo foi criado em São Francisco, Estados Unidos.

A regulamentação dos Parklets estabelece que esses ambientes, geridos pela iniciativa privada, tenham placas que atestem o caráter público e que informem sobre vedação à utilização exclusiva deles, inclusive pelo mantenedor do espaço de convivência. O poder público municipal também proíbe, de forma expressa, atividades comerciais dentro desses locais. 

O primeiro Parklet da capital usa materiais que podem ser reutilizados, como por exemplo, o pallet e a madeira de reflorestamento. De acordo com a arquiteta responsável pela criação do projeto, Carol Faria, o Parklet “resgata espaço público e prioriza o pedestre, proporcionando mais opção de convívio social e lazer para os goianienses”.

As informações são da Secom

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.