Sinalização com a nova velocidade máxima permitida da rodovia GO-020 já foi instalada. Trecho da via entre Goiânia e Piracanjuba teve aumento do limite para carros de passeio de 80 km/h para 110 km/h. Objetivo da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) é realizar a mudança em todas as estradas estaduais duplicadas de Goiás. Segundo o órgão, as condições técnicas da estrada permitem essa velocidade maior.A alteração gera elogios entre motoristas por colaborar para um maior fluxo do trânsito. Mudança do limite para multas também agrada, já que a marca de 80 km/h já era ultrapassada por alguns. No entanto, moradores de pequenas povoações às margens da rodovia, fora da área urbana, se sentem prejudicados por terem que atravessar a via para embarcar nos transportes coletivo e escolar. O trecho da rodovia é cruzado por um ônibus da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) que segue até o município de Bela Vista. Trechos no perímetro urbano em que a rodovia é utilizada como avenida continuam com o limite de 80 km/h.A professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutora em trânsito Erika Cristine Kneib explica que o projeto da rodovia precisa garantir a segurança do pedestre, sobretudo nas áreas urbanas. No caso da GO-020, há sinalização para redução da velocidade em trevos e na área urbana de Bela Vista, entretanto, em povoamentos menores o limite de velocidade é 110 km/h.De acordo a professora, cada limite de velocidade em uma via pede dispositivos de segurança, sinalização e projeto geométrico diferentes. “Quanto maior a velocidade, maior deve ser a largura da faixa de rolamento, maior o tamanho da placa de sinalização e maior a largura da curva”.DuplicaçãoSegundo a Agetop, a duplicação das rodovias já é realizada com a intenção de aumentar os limites de velocidade. Erika diz que acidentes de trânsito em maior velocidade costumam ter maior gravidade, tanto pelo impacto, como pela diminuição do tempo de reação do motorista. “A severidade do acidente é exponencial à velocidade.”O presidente da Agetop, Jayme Rincón, conta que pediu um estudo para ver a necessidade de mais passarelas para pedestres no trecho com limite de velocidade aumentada. Ele reconheceu a necessidade de instalar a passarela em trecho no município de Senador Canedo próximo a um posto de combustível, onde foi apresentada demanda da população.Estudo feito pela engenharia de tráfego da Agetop estuda o aumento do limite de velocidade nas rodovias GO-403, GO-040, GO-070, GO-080, além de trechos da GO-010 e da GO-213 que ainda serão duplicados (veja quadro). Segundo a Agetop, novos redutores com o limite de 110 km/h devem ser instalados na GO-020.-Imagem (1.1238385)