Cidades

Festival Jane’s Walk reúne grupo em passeio

Ideia do movimento é realizar passeios a pé para descobrir os bairros e revelar as vizinhanças da cidade.

Sebastião Nogueira

Cerca de 50 pessoas participaram na manhã desta sexta-feira (1), no Setor Sul, em Goiânia, de mais uma edição do festival Jane’s Walk, um movimento global de passeios a pé para descobrir os bairros e revelar as vizinhanças da cidade. O evento é inspirado nas ideias de Jane Jacobs, escritora e ativista urbana que na década de 1960 conseguiu mobilizar seus vizinhos e evitar a destruição de bairros tradicionais da cidade de Nova Iorque, onde vivia.

Tendo como ponto de partida uma praça da Avenida Cora Coralina, os pedestres percorreram mais de dez áreas verdes e praças do Setor Sul, verdadeiros jardins secretos em meio ao concreto de uma região central. Segundo a organizadora do evento, a arquiteta Carol Faria, o objetivo da iniciativa é convidar as pessoas a andarem e descobrirem sua cidade, para poderem se reconhecer nela. “A partir daí, elas também poderão cuidar melhor do local em que vivem”.

Moradora do Setor Sul há 17 anos, a bióloga Giorgia Ang, de 30 anos, aproveitou o passeio para relembrar os locais em que costumava frequentar quando adolescente e até mesmo descobrir novas áreas no verdadeiro labirinto que se forma entre as vielas. “Vamos ocupando nosso tempo só com o trabalho e deixamos de observar o que tem ao nosso redor, tão próximo”, afirma.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.