Magazine

Festa do sabor

Começa hoje e se estende até domingo mais uma edição do festival gastronômico de São Simão

As panelas do 7° Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão já começam a ser aquecidas. A equipe composta por cinco cozinheiros partiu ontem para Sul de Goiás, onde vão comandar a cozinha do evento, que começa hoje e se estende até domingo. Além disto, artistas que estão sempre na mídia nacional devem dar um pulo na cidade goiana, mas o grande astro destes quatro dias de programação será mesmo o peixe. Como nas outras edições, os pratos à base de tilápia devem ser as estrelas do festival, afinal, o peixe é uma das grandes riquezas do Rio Paranaíba.

Feliz em retornar pela sétima vez ao festival, a chef Emiliana Azambuja, do Emi Cozinha Emocional, se empolga ao contar que preparou um bufê com 15 variedades de petisco para a abertura do evento. Para a chef, é um desafio gostoso atender ao público de um festival, quando os cozinheiros têm uma maior proximidade com as pessoas, além de poder ensinar alguns truques da cozinha. Quem não gosta de peixe não precisa evitar o festival, porque pratos com outras bases e algumas criações devem aparecer.

Emiliana conta que vai fazer oficinas que sejam um verdadeiro tour gastronômico. Uma das ideias é dar à tilápia sabores de vários lugares do mundo. Usar a base, o peixe, com ingredientes que lembrem o Oriente, o Mediterrâneo e, claro, o Brasil.

A chef chama a atenção para qualidade dos pratos que serão preparados com ingredientes frescos, ou seja, os pescados devem sair do rio para as panelas. Outra novidade é que Emiliana fará uma oficina de empada de peixe acompanhada de Cris Viana, a Dagmar da novela Fina Estampa. O evento antecede a Páscoa e para lembrar disto serão feitas também oficinas de chocolate.

Concessa

Quem também vai cozinhar no palco é Concessa, interpretada pela atriz Cida Mendes. “A Concessa cozinha há 15 anos e só agora o pessoal da gastronomia lembrou dela”, brinca a atriz. Uma das marcas do espetáculo Concessa Tecendo Prosa é o fato de ser uma dona de casa simples, que, entre outras coisas, gosta de cozinhar e leva o público a refletir sobre os valores da vida. Cida Mendes disse à reportagem que ficou feliz com o convite, por ser uma apaixonada pelo mundo da gastronomia.

Ela conta que recentemente abriu um restaurante em Paracatu, próximo a Brasília, as margens da BR-040, chamado Casa de Concessa. É neste local que a atriz tira um tempo para se divertir com seus clientes, pois quando está lá costuma entrar na personagem e presentear o público com uma apresentação exclusiva.

Em São Simão, Cida Mendes preparou um espetáculo especial. “A Concessa é uma dona de casa simples e ela deve fazer para um público um peixe ao molho, destes que todo mundo come em casa”, conta a atriz.

Os organizadores do festival dizem que escolheram a Semana Santa como a data para a comemoração do festival propositalmente. Uma das justificativas é a valorização do peixe nesta época do ano, por ser ele um alimento farto na região.

Ficou com água na boca? Então, basta colocar o carro na estrada e partir para o Sul Goiano.

 

Troca de experiências

A chef Mariana Rodrigues também deverá assinar a criação de alguns pratos do festival. Além dela, a elaboração dos pratos terá o apoio de instrutoras do Curso de Qualificação de Arte-Culinária da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Para as instrutoras é um momento importante de troca de experiências. 

 

Nos dias do festival, São Simão se transforma – não é só a gastronomia que movimenta a cidade. Apresentações de grupos musicais e competições esportivas também fazem parte do calendário festivo de uma cidade que tem 17.500 habitantes e passa a ter uma população de cerca de 77 mil pessoas durante o evento. 
 
As atrizes Cida Mendes e Cris Vianna participam da Cozinha Show, que tem como proposta fazer com que o público se divirta ao conhecer as habilidades culinárias das atrizes e aprenda os “macetes” de uma celebridade que também tem rotina de gente simples dentro de casa (confira no quadro a programação do evento). 
Fotos: Divulgação
Pastel (acima) e espetinho (abaixo): pratos feitos à base de peixe formam o cardápio do Festival Gastronômico de São Simão
As chefs Emiliana Azambuja e Mariana Rodrigues: desafio na elaboração dos pratos
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.