Goiânia, 18 de agosto de 2008

HOME

ÚLTIMAS
NOTÍCIAS

EDITORIAS
Capa
Opinião
Cidades
Política
Economia
Mundo
Esporte
Magazine

CLASSIFICADOS
Vrum
Lugar Certo

COLUNAS
Giro
Direito e Justiça
Coluna social
- Arthur Rezende
- Spot
Memorandum
Crônicas e
outras histórias

SERVIÇOS
E-mail
Cartas dos leitores
Assinatura
Acontece
Na telinha
Cinema
Horóscopo
Guia do Assinante
Central
do Assinante

CHARGE

ESPECIAIS
Minimaratona 2007
Maratoninha 2007
Pensar 2007
Prêmio Propaganda

SITES
OJC
Tv Anhanguera
Goiasnet
Jornal do Tocantins
Fundação J. Câmara
Rede Anhanguera
97FM
Executiva FM

Anuncie

 

ELEIÇÕES

Vanderlan sai na frente em Canedo, com 80,2%

Pesquisa Serpes/O Popular mostra prefeito, candidato à reeleição, com 70,7 pontos de vantagem sobre 2º colocado, Divino Lemes

Carlos Eduardo Reche

O prefeito Vanderlan Vieira (PR), candidato à reeleição, lidera com 70,7 pontos porcentuais de frente sobre o segundo colocado na disputa pela prefeitura de Senador Canedo. É o que mostra pesquisa Serpes/O POPULAR realizada entre os dias 13 e 15. O republicano aparece com 80,2% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito Divino Lemes (PSDB), que tem 9,5%.

O candidato do PRTB, Paulo José de Oliveira, surge na terceira posição, com 1,3% das intenções de voto. Segundo a pesquisa, 7,8% dos eleitores estão indecisos e 1,2% votariam em branco ou nulo. A margem de erro da amostra, que ouviu 601 eleitores, é de 3,97 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Faixas
Na divisão da pesquisa por faixas do eleitorado, Vanderlan aparece mais bem posicionado entre os eleitores do sexo feminino (83,7% das intenções), entre 16 e 24 anos de idade (87,1%) e com nível de ensino fundamental (80,3%) e superior (81,7%).

Já Divino está mais bem posicionado entre os eleitores do sexo masculino (12,9%), de 45 a 59 (12,3%) e de 60 anos de idade ou mais, e aqueles que têm nível primário de instrução (12,5%).

Vanderlan também aparece com ampla margem de vantagem sobre Divino na pesquisa espontânea, em que o eleitor entrevistado indica livremente o candidato de sua preferência. Segundo o levantamento, o prefeito republicano tem 72,4% das intenções, 64,6 pontos porcentuais à frente do tucano, que aparece com 7,8%.

Paulo José, do PRTB, é citado por 1% dos entrevistados na espontânea. Segundo essa modalidade da consulta, 17,5% dos eleitores de Senador Canedo estão indecisos e 1,3% afirmam que votariam nulo ou em branco. A pesquisa espontânea mostra o nível de envolvimento do eleitor com a campanha. Quanto menor o nível de indecisos, maior é o envolvimento.

Rejeição
A disputa é mais favorável para o prefeito Vanderlan Vieira também na pesquisa do índice de rejeição. O republicano teve o melhor desempenho, segundo a pesquisa Serpes: tem índice de 4,7%, o menor entre os três candidatos a prefeito na cidade.

O ex-prefeito Divino, que comandou o município nos dois mandatos anteriores (1997-2004), tem o maior índice de rejeição. Aparece com 40,8%, ou 36,1 pontos porcentuais à frente de Vanderlan.

O candidato do PRTB, Paulo José de Oliveira, tem rejeição de 9,7%. Segundo a pesquisa, 2,3% dos eleitores não souberam responder à pergunta e 45,9% não rejeitam nenhum dos candidatos. O índice de rejeição é aferido por meio da pergunta: “Se as eleições fossem hoje, em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum, mesmo que tivesse de anular o seu voto?”.

¤ LEIA MAIS:

Anterior | Política | Próxima